Chapter events - Brazil

Dia 1º de junho tem Service Design Day! Um dia dedicado para celebrar o Design de Serviço no mundo.

No Brasil, decidimos unir esforços de 6 comunidades da SDN Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Floripa e Porto Alegre) para organizar um evento incrível! A temática desse ano será o Design com foco na sustentabilidade e responsabilidade social.  

O capítulo da SDN Brazil foi organizado por profissionais entusiastas e apaixonados por Design de Serviços e está ligado a rede Service Design Network. A missão da SDN Brazil é promover e disseminar o conhecimento em Design de Serviço para que façamos crescer uma comunidade de prática com membros igualmente distribuídos por todos os estados do país. Acreditamos no aprendizado colaborativo e participativo, não só entre os profissionais, mas também na sinergia e participação das empresas de design, empresas do mercado, escolas, instituições de ensino e universidades. 

Confere a programação e vem com a gente celebrar o Design de Serviço! 

Nosso evento possui temáticas e ações sociais. Por isso, o valor cobrado pelo ingresso será revertido para projetos e iniciativas com causas consistentes e que atuam responsavelmente para melhores práticas ambientais e melhoria da qualidade de vida da população da região do Pará. Serão apoiados os seguintes projetos: Observatório do Marajó, Ame o Tucunduba, Telas em movimento, Instituto Janeraka / Agenda Awaete.

O evento será online. Fique de olho no seu e-mail, pois 48 horas antes do evento iremos enviar o link de acesso. Caso não consiga assistir nosso evento no dia, fique tranquilo, pois iremos enviar um link com replay do evento para quem se inscreveu.

Sabemos que pode ficar difícil de lembrar do dia e horário do evento. Você pode adicionar o Service Design Day na sua agenda do Google clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO

20h às 20h10 - Apresentação
Service Design Network

20h10 às 20h30 - Talk 1

A cidade e seus serviços: o que muda com o COVID?
Carla Link

Mestre em Design Estratégico pela Unisinos-RS, Carla acredita no potencial colaborativo das pessoas e organizações para transformar as cidades em lugares melhores e mais sustentáveis. Há 6 anos desenvolve projetos de inovação social a partir do design, trabalhando na construção de estratégias, plataformas e serviços para melhorar os sistemas urbanos e a qualidade de vida nas cidades. Sua empresa, a Talking City, foca na melhoria de serviços baseada na colaboração com cidadãos, tendo com uma das principais iniciativas a @Ainá_mulher -  uma plataforma que possa conectar mulheres às oportunidades de saída de um relacionamento abusivo, ao mesmo tempo, gerar informações que apoiem o advocacy de novas soluções, e clientes como a Prefeitura de São Paulo, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Femama, e o Ministério do Desenvolvimento Social em 2018. Também atuou como consultora no Pátio Digital, política de governo aberto e inovação da Secretaria Municipal de Educação em São Paulo, e participa do Coletivo Ocupe & Abrace, que atua na ocupação cultural e ambiental da Praça da Nascente em São Paulo. Também é Palestrante, recentemente participado do TEDxLaçador, e é professora do IED-SP, na Tera e no MBA de Brand Innovation das Faculdades Rio Branco.

20h30 às 20h50 - Talk 2

Design Sistêmico - Estratégias de negócios e inovação voltadas a ecossistemas
Caio Vassão

Arquiteto e urbanista, formado, doutorado e pesquisador pela FAUUSP. Pesquisa a complexa relação entre ambiente social e tecnologia há mais de 20 anos. E presta consultoria em inovação, educação e tecnologia há mais de 10 anos. Criou e utiliza o Metadesign: uma abordagem para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação. Desenvolve projetos de inovação disruptiva em parceria com a Kyvo. É consultor ad hoc para a FAPESP, avaliando projetos de pesquisa e no programa PIPE (Projetos Inovativos em Pequenas Empresas). Professor em numerosos programas de pós-graduação, sempre na área de metadesign e inovação, dentre eles: Istituto Europeo di Design (IED), Universidade Positivo, Faber-Ludens, Senac, FAAP. Palestrante convidado em eventos de ampla visibilidade, como Interaction Latin America, Instituto dos Arquitetos do Brasil (diretório nacional), dentre outros.

20h50 às 21h10 - Talk 3

Design pós-pandêmico: perspectivas de inovação social em serviços
Carla Cipolla

Uma das pioneiras da área de pesquisa em Design de Serviço, é professora e orientadora de mestrado e doutorado na Coppe/UFRJ. Coordena a rede DESIS, que reúne mais de 50 laboratórios de design em universidades pelo mundo e é membro do comitê científico da conferência acadêmica internacional ServDes.

21h10 às 22h - Discussão 

Painel de discussões e perguntas com Carla Link, Caio Vassão e Carla Cipolla

Venha com a gente celebrar o Design de Serviço e compartilhar conhecimento com a comunidade!