Chapter events - Brazil

No dia 1º de junho acontecerá o Service Design Day, um dia dedicado para celebrar o Design de Serviço no mundo. Nesse dia, você vai vivenciar uma imersão no universo do Design de Serviço e vai ter a oportunidade de absorver um conteúdo único, além de fazer networking com profissionais e participantes. A temática deste ano será o valor do Design de Serviço no atual contexto pandêmico.

A programação inclui alguns vídeos gravados que você vai poder assistir ao longo do dia, além de um evento especial à noite, onde teremos uma talk com Robson Santos (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento | Magalu - Luizalabs) - e um bate papo com Cassia Cunha, Bárbara Villar, Hilton Menezes, Clarissa Biolchini e Clara Bidorini.

Todo o valor arrecadado com o evento será doado ao Instituto GUETTO, que é acrônimo para Instituto de Gestão Urbana de Empreendedorismo, Trabalho e Tecnologia Organizada.

Bárbara Villar
Bárbara Villar - Head de UX & Service Design Latin America Natura & CO

Tem mais de 10 anos de experiência no mercado digital, atualmente na Natura & Co Latam, onde é responsável pelo Centro de Expertise de UX e Design de Serviço área que iniciou em 2013. Graduada em Marketing pela Anhembi Morumbi, com especializações na área de Design, Inovação, Design de Serviço, Métodos Ágeis de Desenvolvimento e Comunicação. Teve passagens por agências e pelo mercado financeiro. Ela também é professora de Design de Serviço no MBA de UX Design & Strategy na FIAP, foi integrante do Júri do Brasil Design Award da ABEDESIGN no ano passado e acaba de ser nomeada para presidir o Júri na categoria de Design de Serviço em 2021.

Cassia Cunha
Cassia Cunha - Sócia e Design Lead especialista em digital na Livework

Professora na Livework Academy. Foi finalista do Service Design Award da Service Design Network em 2019 na categoria comercial.

Clara Bidorini
Clara Bidorini - Gerente de Corporate Venture para Startups na Amazon Web Services (AWS) e co-fundadora do Programa Namoa

Já atua no mercado a mais de 10 anos com inovação aberta, é responsável pela criação das áreas de Corporate Venture, programas de Inovação Organizacional e Planejamento Estratégico de Inovação em empresas que atendem milhões de pessoas. É professora de Design Estratégico e Business Design no IED SP e na Echos Lab, ministra palestras em eventos internacionais e nacionais, empreendedora social no Programa Namoa, que oferece apoio e suporte a pessoas em estado de refúgio no Brasil.

Clarissa Biolchini
Clarissa Biolchini - CEO do Archipelago Creative Strategy

Especialista em processos de inovação guiados pelo Design com foco em Design de Serviço, Branding experiência do usuário, com +25 anos de experiência profissional na Europa e na Ásia e no Brasil.

Fábio Amado
Fábio Amado - Head of Product & Experience Design KES - Knowledge Exchange Sessions

Especialista em Design, tem mais de 10 anos no mercado de design e inovação.

Gustavo Vieira
Gustavo Vieira - Sócio e Design Lead na Livework

Meu papel principal é aumentar o potencial da nossa equipe agir, garantindo resultados e mantendo a nossa cultura. Tem especialização em Service Design pela EISE (atual Hivelab) e pós graduado em Design Estratégico e Inovação pelo IED SP.

Hilton Menezes
Hilton Menezes - Fundador e CEO da Kyvo

Tenho mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Negócios Digitais. Na Kyvo trabalhamos a inovação desde a cultura organizacional até a tecnologia, executando programas de Transformação Digital, Intraempreendedorismo e Inovação Aberta em parceria com centros de inovação do Vale do Silício, Israel, Londres e Portugal. Sou co-criador do #movimentomoara, dedicado a fomentar a inovação para a sustentabilidade e regenerabilidade na Bacia Amazônica. Também Co-fundador da Service Design Network Brazil, especialista em negócios pela FGV e em design estratégico pelo Instituto Europeo Di Design.

Laura Lorenzo
Laura Lorenzo - SDN Portugal

Designer de Serviços que ajudou governos, startups sociais e empresas de IT a se tornarem mais centradas nas pessoas, em vez de apenas no cliente. Atualmente, foca-se no uso do Design de Serviços para a criação de futuros sustentáveis. Isso a levou a lançar uma nova aventura chamada A Piece of Lemon Cake, www.apieceoflemoncake, onde aplicando design, urban mining, nature-based solutions e os princípios da economia circular, cria produtos e serviços para contrariar o impacto das alterações climáticas à escala. Na área pro-bono e de partilha de conhecimento com a comunidade a Laura co-fundou o capítulo Português da Service Design Network e é convidada de forma regular como keynote speaker em conferências de design com carácter internacional. Possui um MBA em Inovação de Serviços e Design pela Laurea University of Applied Sciences, Finlândia. Estudos de Antropologia na Universidade de Stanford, USA. Um mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade Pompeu Fabra e pela Universidade Politécnica de Catalunha, Espanha. Assim como um mestrado em Engenharia Agrícola Sustentável pela Universidade de Lleida, Espanha, e pela Universidade da Costa Rica, Costa Rica.

Letícia Castro
Letícia Castro - Diretora Superintendente Centro Brasil Design

Diretora Superintendente Centro Brasil Design, onde coordena e orienta o desenvolvimento e implementação de programas nacionais de design e participa ainda de júris e conselhos de Design, entre eles do IF Concept Design Award e do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da FIEP. Também é Vice Presidente da Global Design Industry Organization - GDIO.

Luis Alt
Luis Alt - Sócio-fundador no Brasil da Livework

Auxilia marcas como Itaú, Latam, Ambev e Natura a oferecerem serviços mais relevantes (e rentáveis) para seus clientes. Criador do primeiro curso sobre o assunto da América Latina, na ESPM, publicou em 2011 o best-seller Design Thinking Brasil. Júri do principal prêmio de Design de Serviço do mundo, o Service Design Award da Service Design Network, desde 2017.

Luísa Pessoa
Luísa Pessoa - SDN Portugal

Designer com foco na experiência do cliente e criação de valor de ponta a ponta. Vive há três anos em Lisboa, onde trabalha como UX e Service Designer, principalmente para o setor bancário, além de ser líder do capítulo Português da Service Design Network. Graduada em Desenho Industrial pela UFRJ e pós-graduada em “Gestão e Estratégia de Indústrias e culturais criativas” pela Universidade de Lisboa, tem atuado ativamente em projetos de diversos segmentos, no Brasil e Portugal, para clientes como TIM, Sogrape, Banco BAI, entre outros.

Robson Santos
Robson Santos - Gerente de pesquisa e desenvolvimento na Magalu, Luizalabs

Graduado em Design (Esdi - Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas, produtos e serviços em um mundo em constante transformação.

Programme

01 June - 01 June 2021
09:00 AM - 07:00 PM Evento aberto: Ciclo de palestras (online e gratuitas) Canal do YouTube da SDN Brazil
07:30 PM - 09:30 PM Evento ao vivo: 19H30 às 19H45 - Apresentação Service Design Network e o Service Design Day Érico Fileno, Co-fundador da SDN Brazil e Diretor executivo de Inovação e Design da Visa 19h45 às 20h15 - Keynote Robson Santos, Gerente de pesquisa e desenvolvimento na Magalu, Luizalabs 20h15 às 21h30 - Mesa redonda Painel de discussões e perguntas com especialistas em Service Design, como: Clarissa Biolchini, CEO do Archipelago Creative Strategy Hilton Menezes, Fundador e CEO da Kyvo Cassia Cunha, Sócia e Design Lead especialista em digital na Livework Bárbara Villar, Head de UX & Service Design Latin America Natura & CO Clara Bidorini, Gerente de Corporate Venture para Startups na Amazon Web Services (AWS) e co-fundadora do Programa Namoa