Chapter events - Brazil

O Service Design Day comemorado em 1 de junho é um dia dedicado aos entusiastas do design de serviço em todo o mundo! Queremos juntar as pessoas de diferentes origens e disciplinas. Juntos, celebraremos o design de serviço, aumentaremos a conscientização e criaremos impacto na sociedade! O tema do Service Design Day 2019 é Contribuindo e devolvendo para a comunidade.

Agenda

8:30 - Recepção e Credenciamento

9:00 - Palestra Imigrantes Digitais: Porque estamos distantes da completa transformação digital? Com Fabio Amado

9:25 - Palestra Repertório - Uma jornada de construção em diferentes culturas em busca de promover o olhar do designer de serviços com Samille Sousa

9:50 - Palestra Design no Serviço Público com Álvaro Gregório

10:15 - Cafezinho

10:40 - Palestra Encantando os Colaboradores: Design de Serviços para Talentos com Bernardo Carvalho Wertheim

11:05 - Palestra Service Design como fator de sucesso para Transformação Digital com Rodrigo Sato

11:30 - Palestra Data Driven Service Design: aplicação da ciência de dados na potencialização do design de serviço com Brunno Apolonio e Tamires Trindade

11:55 - Palestra UX para Minas Pretas: do Insight à Realização com Robson Santos

12:20 - Almoço (livre)

14:00 - Workshops paralelos das Consultorias de Design: Arco, Eggs, Kyvo e Insitum. Abaixo mais informações!

16:00 - Cafezinho

18:00 - Fechamento

18:30 - Service Design Drinks! Happy-hour em local a ser definido.

Workshops

Os workshops ocorrerão em paralelo:

1) Economia Comportamental aplicado ao Design de Serviço (By Insitum) - A Economia Comportamental ajuda a compreender comportamentos racionais e principalmente irracionais dos usuários e, a partir disso, aponta caminhos para a construção de uma arquitetura de influências que respeite e impacte positivamente tanto usuário quanto negócio. Esse workshop nos ajudará a aplicar a Economia Comportamental no Design de Serviços, visando a atração e retenção de usuários, bem como o design de experiências mais relevantes.

Facilitadores:

Max YogoroLead de Inovação Organizacional da INSITUM Brasil, Max colabora com organizações de setores diversos para [re]criar produtos, serviços e modelos de negócio, e preparar organizações para inovar. Formado em Administração pela UFU e mestre em Design Estratégico pelo Politecnico di Milano, atua também como professor e palestrante.

Giovanna AudiFormada em Desenho Industrial pela PUC-Rio e especialista em Design Thinking e Design de Serviços, Giovanna já liderou projetos com clientes de diversos setores, criando soluções centradas no usuário para desafios reais de negócio. Atualmente, atua como líder de projeto e líder local de Design de Serviços na INSITUM Brasil.

2) Pesquisa em Design (By Kyvo | Design-Driven Innovation)

Esta será uma atividade expositiva e prática onde apresentaremos como fazemos uma pesquisa para projetos de service design na Kyvo, utilizando conceitos da antropologia. Mostraremos o nosso olhar de pesquisa e como atuamos antes, durante e depois do campo. Nosso objetivo com essa atividade é que todos tenham uma ideia de vivencia em nosso processo de pesquisa.

Facilitadores:

Guilherme Hobi - Service DesignerGraduado em Design de Produto pela Universidade Positivo e cursou pós graduação em Design de Serviço pela mesma instituição. Possui experiência em projetos de serviço na consultoria DUCO, organizou duas edições da Global Service Jam em Curitiba e atualmente é designer de serviço na Kyvo.Elisa Feltran - Design ResearcherÉ graduada em Design pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado pela Universidade Federal do Pernambuco, atuou como articuladora social e trabalhou com design social. Atua na Kyvo há 1 ano, onde hoje está como pesquisadora atuando no projeto Moara, com inovação sustentável.

3) Future Centric Design (By Eggs Design) - Neste workshop vamos abordar algumas mega tendências como Democratização, Sustentabilidade, Sociedade Conectada, Individualização, desenhando cenários futuros onde produtos e serviços sirvam a sociedade e as comunidades globais. Nosso objetivo é que essa dinâmica desconstrua pensamentos habituais, moldando uma realidade futura complexa, ágil, flexível e multifacetada. #LetsCraftLovableFutures.

Facilitadores:

Maurício Medeiros - Creative DirectorMauricio é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o story telling and story making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges, L’Occitane e outros.

André Grochowicz - Senior Service DesignerAtua nas áreas de experiência do usuário (ux), design de serviços, estratégias de inovação e modelagem de negócios tendo trabalhado em projetos para empresas relevantes como Visa, Fujitsu, Grupo Enel, BB Mapfre, Grupo Boticário e Google. Já fez parte da organização do Global Service Jam e Líder Local do IxDA em Curitiba por 2 anos.

4) Sprint Estratégico (By Arco | Hub de Inovação) - Esse workshop apresenta os conceitos e ferramentas chave do Sprint Estratégico: uma abordagem que combina o olhar holístico do Design Estratégico com a agilidade e o foco do Design Sprint. Ele tem foco no mapeamento dos desafios estratégicos dos negócios, olhando todo o sistema e as tendências de futuro, para ajudar gestores na tomada de decisões.

Facilitadores:

Camila Almeida - Head na Arco AcademyÉ formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e em Inovação e Service Design na EISE - Escola de Inovação em Serviços. Já atuou como service designer na Livework Brasil, Insitum e Torq. Já palestrou em eventos como o TDC São Paulo, TEDx Mauá e a Bienal Iberoamericana de Design de Madrid.

Wagner Lucio - Co-fundador da Arco | Hub de InovaçãoTem formação em Service Design pela EISE e MBA em Branding pela BSB Business School, especialização em design thinking pela IDEO e é facilitador certificado em LEGO Serious Play pela LEGO Foundation. Também é coordenador do curso de Food Design do IED-SP. Aplica o olhar do design para resolver problemas complexos e conectar conhecimentos.

Palestrantes

Para esse ano convidamos alguns profissionais das principais consultorias e empresas de design de serviço do Brasil para apresentarem seus projetos:

- Fabio Amado, Innovation and Design Strategist at Wake Insights & Coordinator of Service Design Program at IED

Nos últimos anos estamos acompanhando um avanço tecnológico exponencial, e isso vem nos permitindo interações de serviços cada vez mais fluídas, inteligentes e principalmente digitalizadas. A Transformação Digital é uma realidade e extremamente desejada pelas empresas de serviços, mas ainda são uma grande barreira para grande parte dos usuários, àqueles que chamamos de Imigrantes Digitais.

Neste encontro apresentaremos resultados de um estudo sobre quem são essas pessoas, um mergulho em seus comportamentos, principais barreiras no mundo digital e como essa mudança de gerações impactam suas vidas. Falaremos também das principais oportunidades e algumas premissas que podem ajudar a desenvolver experiências mais fluídas criando uma transição mais tranquila e evitando a exclusão digital, afinal somos ou seremos todos imigrantes um dia.

- Samille Sousa, Consultoria em DesignSamille Sousa é pesquisadora, facilitadora e consultora de projetosde design de serviços. Pós-graduada em Design de Interação e graduada em Comunicação e Hipermídia. Viajar é a grande paixão da sua vida, já morou em diferentes lugares no Brasil, como também nos EUA, Argentina, Alemanha e Sudeste Asiático. Já trabalhou para o Itaú, BBVA Francés, HSBC, AMBEV, Estée Lauder, Porto Seguro, Volkswagen, Tecnisa, Johnson & Johnson, Ford e Magazine Luiza. Desde 2017, dedica-se a dar mentorias para mulheres empreendedoras e em transição profissional. Além disso, colabora com os projetos Vale do Dendê, Ela Pode e Imagine2030.

- Alvaro Gregorio, Consultor de Inovação no Governo do Estado de SP

Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology, é certificado em Design pela University of Pennsylvania - The Wharton School. Docente no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, na disciplina de Inovação em Serviços; professor convidado no Mestrado em Políticas Públicas da FGV e no MBA FIA/USP em Gestão de Tecnologia de Informação. No setor público desde 1981, criou para o governo paulista o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay, o projeto de Governo como Plataforma, o programa Governo Aberto e, em 2010, concebeu o iGovLab, o primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina.Naquele mesmo ano promoveu a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.No Poder Judiciário, tem auxiliado a Justiça Federal de São Paulo e do Rio Grande do Sul no fortalecimento de seus programas de inovação.Atualmente no Metrô SP, colabora na implantação da Política de Inovação da Companhia.

- Bernardo Carvalho Wertheim, Chief Happiness Officer na The BridgeNascido no Reino Unido, criado no Rio de Janeiro. Empreendedor com 16 anos de experiência digital e profundo conhecimento do meio online, combinado com ambição e histórico nas indústrias criativas. Um ex-nômade digital que adora dançar salsa e cães Briard (pense na Priscila da TV Colosso).

Por 11 anos em Londres, trabalhou em algumas das maiores empresas criativas digitais, como DDB London, Accenture, SapientNitro e AgencyRepublic. Lançou produtos e campanhas para marcas como Coca-Cola, Yahoo e Nissan. Em 2007 lançou a Bravo Media, com campanhas para musicais de Londres, como Billy Elliot e Hairspray.

Após uma aventura na Austrália em 2016, Bernardo voltou à América Latina com uma nova ideia: a rede global de profissionais de tecnologia e criatividade: TheBridge.social. Desde então, a empresa recebeu investimentos da maior aceleradora da América Latina: Startup Chile.

Hoje como Chief Happiness Officer, lidera sua equipe no Brasil e Santiago, atendendo a clientes como Itaú, Mckinsey e Resultados Digitais.

- Rodrigo Sato, Service Designer na Accenture DigitalRodrigo Sato é consultor e service designer. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia de Marketing [FIA], MBA em Negócios [Insper] e extensões em Inovação & Design Thinking [ESPM] e Design Thinking for Innovation [Darden School]. Com mais de 10 anos de experiência em Estratégia, Marketing e Tecnologia auxiliou grandes empresas em indústrias como Serviços Financeiros, Varejo, Energia, Recursos Naturais, Química e Utilidades em projetos de inovação e transformação. Atualmente na Accenture, ajuda empresas de Saúde, Educação e Governo na transformação com forte agenda digital.

- Brunno Apolonio e Tamires Trindade, Service Designers na Livework

Brunno Apolonio - Após concluir a formação em Comunicação Social me foquei em desenvolver projetos ligados a branding e pesquisa de comportamento, que foram as habilidades e visões que me trouxeram até o design de serviço. Portanto, atuo ligando os objetivos de negócio com promessa da marca e as necessidades dos usuários; e nos últimos anos tenho focado na investigação e aplicação métodos mistos de pesquisa e no emprego de tecnologias emergentes no design de serviço.Tamires Trindade - Formada em Design Gráfico pela UNESP, desde a conclusão procurei fazer escolhas relacionadas aos rumos que a tecnologia nos leva como pessoas e profissionais. Assim segui carreira no Design de Interfaces e Arquitetura da informação centrata no usuário atuando em projetos como BTFIT e Laboratório de Inovação da Via Varejo, os quais abriram meu caminho para o Design de Serviço na Livework como líder de um projeto de transformação digital em uma Célula de Inovação

- Robson Santos, Líder de Estratégia e Design para produtos e serviços digitais na PorQueNão?

Designer, Doutor e Mestre em Artes e Design, concebeu soluções para Luiza Labs, Reserva, Dotz, Suvinil, com passagem em empresas como Itaú e Nokia, com experiência em pesquisa com usuários, testes de usabilidade e concepção de produtos digitais.